Outras ações

Medalhas Tiradentes:

Inês Etienne

Inês Etienne Romeu, mineira de Pouso Alegre, foi a única presa política a sobreviver ao centro clandestino de tortura e morte criado pelo Exército em Petrópolis, a chamada “Casa da Morte”. Cerca de 20 opositores desaparecidos podem ter perdido a vida no local.

Vito Giannotti

Vito Giannotti, metalúrgico, historiador, escritor, jornalista, professor, militante da democracia e do socialismo nos deixou aos 72 anos neste 24 de julho de 2015. Vito veio da Itália e chegou ao Brasil aos 21 anos. Desde então, apaixonado pela oratória, escrita e vendo a importância de diálogo entre os oprimidos, passou a vida toda construindo uma comunicação democrática para os trabalhadores. Como fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), ele promoveu encontros e trocas incontáveis entre lideranças sociais, intelectuais e trabalhadores. Todos eles com um objetivo em comum: construir uma comunicação para e feita pelos trabalhadores, no propósito de contrapor a da imprensa hegemônica, que não tem espaços para as lutas destes atores e as suas respectivas pautas.

Gilmara Cunha 

Gilmara Cunha nasceu no Complexo de Favelas do Alemão, onde viveu parte de sua infância até se mudar para o Engenho da Rainha. Ela é a primeira transexual a receber essa honraria na Alerj. A partir da participação no projeto Jovem pela Equidade de Gênero, coordenado pelo Instituto Promundo, começou a colocar em prática os projetos e sonhos de trabalhar com a população LGBT em espaços de favelas. Ajudou, na Maré, a criar o coletivo Conexão G, organização da sociedade civil, fundada em março de 2006, que realiza desde a sua fundação ações de reflexões sobre a homossexualidade em favelas.

Prêmio Dandara

Heloisa Helena Costa Berto é Yalorixá Luizinha de Nanã, espírita candomblecista. Mulher negra, representante da cultura africana, Heloisa Helena foi recentemente alvo de severos episódios de intolerância religiosa cometidos pelos agentes da Prefeitura e vive atualmente sob ameaça de remoção forçada, pois sua casa espiritual se encontra em terreno localizado ao lado da construção do Parque Olímpico: a Vila Autódromo, uma comunidade que há mais de 40 anos vive ali legalmente, com documentos de Direito Real de Uso concedidos pelo próprio Governo do Estado.

 

 

PLC

 

Decreto de lei

04/2016 –  Dispõe sobre a data de pagamento dos servidores da Administração Estadual Direta e Indireta, dos pensionistas previdenciários do Estado do Rio de Janeiro e dos empregados das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista sob controle do Estado e dá outras providências

05/2016 – Dispõe sobre o Pagamento dos Benefícios Previdenciários dos Servidores Inativos e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro Referente ao Mês de Competência Março 2016

 

Projeto de resolução

251/2016 – Cria a CPI destinada a crise da saúde no âmbito do estado do Rio de Janeiro