Home > Notícias > Direito à Cidade > PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA PODE SER AMPLIADO

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA PODE SER AMPLIADO

O Parque Estadual da Serra da Tiririca, situado entre os municípios de Niterói e Maricá, pode ter novas áreas adicionadas, passando dos atuais 1.193 hectares para 3.445 hectares de área total. É o que determina o projeto de lei 278/15, dos deputados Carlos Minc (PSB), Waldeck Carneiro (PT), Flavio Serafini e Marcelo Freixo, ambos do PSol, que será votado pela Alerj nesta quinta-feira (12/04), em primeira discussão.

O texto determina a inclusão das áreas localizadas em Niterói que são objeto do Decreto 43.913/2012, exceto as ilhas do Pai, da Mãe e da Menina, que ficam na Região Oceânica da cidade. O parque ficará sob administração do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o projeto, são objetivos da ampliação do Parque da Serra da Tiririca: a preservação de remanescentes da Mata Atlântica, de áreas ao redor da Lagoa de Itaipu e dos sítios arqueológicos das Dunas Grande e Pequena; a proteção de animais e plantas nativas; a oferta de oportunidades de visitação, recreação e pesquisa científica; e a continuidade de serviços ambientais prestados na região.