Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > FLAVIO SERAFINI VISITA COLÉGIOS ESTADUAIS EM SEROPÉDICA

FLAVIO SERAFINI VISITA COLÉGIOS ESTADUAIS EM SEROPÉDICA

Nesta segunda-feira (09/4), o deputado estadual Flavio Serafini fez diligência em duas unidades escolares estaduais no município de Seropédica, região metropolitana do Rio. Tanto o Colégio Estadual Roberto Lyra quanto o Colégio Estadual Presidente Dutra vêm sofrendo com a gestão irresponsável da Secretaria Estadual de Educação, que parece ter como objetivo o desmonte da educação pública. A realidade de ambos é a mesma: depredação da estrutura, escassez de recursos para a manutenção básica, além de falta de funcionários na área da limpeza, cozinha e portaria.

O Roberto Lyra ainda tem uma particularidade que demonstra a faceta mais cruel deste projeto de desmonte. O colégio tem estudantes em fila de espera para a formação de uma nova turma de 1º ano, conta com professores e sala de aula disponíveis, mas falta boa vontade por parte da Seduc para liberar a direção para que esta turma seja aberta. Cerca de 20 alunos estão sem aulas. A abertura da turma já constava no planejamento enviado em 2017 ao órgão para a previsão do ano seguinte.

Como membro titular da Comissão de Educação da Alerj, Serafini tem feito este tipo de ação em todo o estado. Estas visitas já rederam um dossiê encaminhado ao Ministério Público, o impedimento de fechamento de escolas, turnos e turmas em diversas unidades, além de três projetos de lei. Confira os projetos:

PL 2963/2017 (https://bit.ly/2HbOHCl) – Regulamenta o processo de fechamento de unidades de ensino público no Estado do Rio de Janeiro.

PL 3201/2017 (https://bit.ly/2HnJN2P) – Estabelece a obrigatoriedade do processo de registro de demanda por acesso de crianças, adolescentes, jovens e adultos na rede pública estadual.

PL 3448/2017 (https://bit.ly/2GQJyfX) – Estabelece procedimentos para oferta de salas de aula em todas as unidades da rede estadual de ensino