Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > Medalha Tiradentes à Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes

Medalha Tiradentes à Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes

Com objetivo de provocar o diálogo e a troca de saberes entre o campo e a cidade, a Feira e Exposição de Produtos da Reforma Agrária no Estado do Rio de Janeiro”, – conhecida como Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, – recebeu a Medalha Tiradentes  condecoração máxima da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio do deputado estadual Flavio Serafini (PSOL) nesta segunda-feira, dia 04/12.

A escolha da homenagem, como explica o deputado, é por conta do importante papel na troca de experiência e divulgação da produção de alimentos e da realidade social, cultural e organizativa dos assentamentos rurais. “A feira também se apresenta como um espaço de intercâmbio cultural, por meio de apresentações musicais e teatrais, exposições fotográficas. Ou seja, o diálogo entre o campo e a cidade em todas as suas esferas”, relatou.

A feira, que acontece semestralmente no Largo da Carioca, Centro do Rio, apresenta produtos oruindos diretamente dos agricultores. A ideia, segundo a organização, é valorizar alimentos dos mercados locais do Rio de Janeiro e da região Sudeste, fortalecendo arranjos produtivos regionais que reduzem os custos e os impactos sociais e ambientais da produção e comercialização, além de ampliar a qualidade do alimento ofertado à sociedade.

Atualmente, o movimento inaugurou mais um local de exposição com o nome de Espaço de Comercialização dos Produtos da Reforma Agrária Terra Crioula, localizado no Espaço Plínio de Arruda (Rua da Lapa, 107). No espaço, podem ser encontrados verduras, legumes, frutas, tubérculos, grãos; produtos processados como queijos, doces, arroz, cachaça e ainda produtos das cooperativas de outros estados como café, suco, mel e geleia. Ainda haverá culinária da Terra com café da manhã e almoço com produtos dos assentamentos.