Home > Notícias > Direitos Humanos > Flavio Serafini acompanha ação policial no Jacaré

Flavio Serafini acompanha ação policial no Jacaré

A violência generalizada ocorrida nas favelas do Rio de Janeiro atinge diversos moradores e preocupa intensamente os defensores de direitos humanos. Não podia ser diferente para o deputado estadual Flavio Serafini (PSOL), que antes de estar parlamentar, foi professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em Manguinhos, e pesquisador da temática, tendo como projeto de mestrado a unidades de polícia pacificadoras (UPPs).

A atuação violenta do Estado no Jacaré, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, também não é de hoje, embora a atuação tenha se fortificado neste último mês. E o mandato de Flavio Serafini acompanhou de perto este episódio. Somente na segunda quinzena de agosto, nos dias 18 e 21 deste mês, mais precisamente. Nesta ocasião participamos da construção e do encontro promovido pelo setorial de favelas do partido, em Manguinhos, e da construção e da Caminhada pela Paz. Infelizmente, ambos eventos foram impactados pelo conflito no local.

Durante essa semana, no dia 25/8, nosso mandato recebeu na ALERJ, junto a outros parlamentares do PSOL, famílias atingidas pela ação do Estado. Como resultado disso fomos novamente ao bairro, desta vez com outros parlamentares do partido e apoiamos a atuação da Comissão de Direitos Humanos em relação ao caso. “Nossa atuação ainda está aquém do que pode e deve ser, mas nós não apenas estivemos presentes nesses momentos que citados, como participamos, junto com moradores, das construções desses espaços e dos que estão por vir. Não vamos aceitar a atuação irresponsável do Estado que abala a vida dos moradores e dos trabalhadores da área de segurança.”, avaliou Flavio Serafini.