Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes recebe condecoração máxima da Alerj

Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes recebe condecoração máxima da Alerj

Medalha Tiradentes é concedida pelo deputado estadual Flavio Serafini, por conta de seu compromisso com a reforma agrária.

Com objetivo de provocar o diálogo e a troca de saberes entre o campo e a cidade, a Feira e Exposição de Produtos da Reforma Agrária no Estado do Rio de Janeiro”, – conhecida como Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, – receberá a Medalha Tiradentes, condecoração máxima da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio do deputado estadual Flavio Serafini (PSOL). A medalha será votada nesta quinta-feira (31/8), no plenário da Casa.

A escolha da homenagem, como explica o deputado, é por conta do importante papel na troca de experiência e divulgação da produção de alimentos e da realidade social, cultural e organizativa dos assentamentos rurais. “A feira também se apresenta como um espaço de intercâmbio cultural, por meio de apresentações musicais e teatrais, exposições fotográficas. Ou seja, o diálogo entre o campo e a cidade em todas as suas esferas”, relatou.

A feira, que acontece semestralmente no Largo da Carioca, Centro do Rio, apresenta produtos oruindos diretamente dos agricultores. A ideia, segundo a organização, é valorizar alimentos dos mercados locais do Rio de Janeiro e da região Sudeste, fortalecendo arranjos produtivos regionais que reduzem os custos e os impactos sociais e ambientais da produção e comercialização, além de ampliar a qualidade do alimento ofertado à sociedade.

Atualmente, o movimento inaugurou mais um local de exposição com o nome de Espaço de Comercialização dos Produtos da Reforma Agrária Terra Crioula, localizado no Espaço Plínio de Arruda (Rua da Lapa, 107). Ele já funcionou durante o mês de agosto e continuará nos meses de setembro (dias 12,13, 26 e 27), outubro (dias 10, 11, 24 e 25) e novembro (dias 7, 8, 21 e 22). No espaço, poderão ser encontrados verduras, legumes, frutas, tubérculos, grãos; produtos processados como queijos, doces, arroz, cachaça e ainda produtos das cooperativas de outros estados como café, suco, mel e geleia. Ainda haverá culinária da Terra com café da manhã e almoço com produtos dos assentamentos.

Em dezembro mais uma edição da Feira Cícero Guedes será realizada no tradicional Largo da Carioca, quando será entregue oficialmente a Medalha Tiradentes aprovada na Alerj.