Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > Com mandato representado, comunidades tradicionais da Costa Verde se reúnem na Praia do Sono

Com mandato representado, comunidades tradicionais da Costa Verde se reúnem na Praia do Sono

O mandato coletivo Flavio Serafini participou das atividades do festival de inverno da Praia do Sono organizado pelo Fórum de Comunidades Tradicionais Angra/Paraty/Ubatuba e pela Associação de Moradores Originários da Praia do Sono. Nas rodas de conversa debatemos, entre outras pautas, saneamento ecológico e territórios tradicionais da Costa Verde. Também participaram do encontro caiçaras e quilombolas de toda a região, barqueiros, pescadores artesanais, organizações de proteção do meio ambiente, pesquisadores, estudantes e outras entidades.

 

A beleza natural da Costa Verde transformou a região em alvo preferencial da especulação imobiliária e de grandes empreendimentos turísticos e industriais no Estado do Rio de Janeiro, que avançam sobre territórios tradicionais e violam direitos das comunidades. Identificamos que iniciativas, medidas e políticas públicas que aprofundam a organização e a autonomia comunitária, como é o caso do saneamento ecológico realizado pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina – OTSS, da titulação coletiva da terra e do turismo de base comunitária, são essenciais para que as comunidades se desenvolvam nos seus próprios termos, protegendo sua terra e seus direitos do avanço de grandes corporações privadas.

 

Estamos em constante diálogo com as comunidades para pensar de que formas podemos nos somar à sua luta e à resistência e avançar nas pautas. Em defesa dos territórios tradicionais!