Home > Notícias > Mais Notícias > VISITA À CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE REMÉDIOS

VISITA À CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE REMÉDIOS

Na última sexta, 29/04, realizamos visita à Central Geral de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, localizada no Barreto, em Niterói. Esta central é responsável pelo armazenamento, logística e distribuição dos medicamentos e materiais médico-cirúrgico para unidades de saúde, bem como para os diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Após a veiculação de que 700 toneladas de medicamentos e materiais médico cirúrgico seriam incinerados, as Comissões de Orçamento e Tributação da Assembléia Legislativa fizeram diversas reuniões e audiências, onde foram apontados indícios de má gestão por parte da Secretaria Estadual de Saúde, visto que o consórcio responsável pelos medicamentos enviava oficios para SES a partir de seis meses para vencimento dos materiais. Sindicâncias foram abertas ao longo dos anos, porém encontramos medicamentos vencidos de 2015 e 2016.

Observamos que muitos materiais vencidos ainda se encontram na CGA, pois depois da veiculação por parte dos meios de comunicação e da constituição dessas comissões para fiscalização, os processos de incineração foram interrompidos.

Cabe destacar que isso fez com que se avaliasse melhor a necessidade de se rever a utilização de alguns materiais mesmo vencidos.

Fomos informados que aquele seria o último dia da Empresa Log Rio e que nesta semana outra empresa entraria para administrar o CGA.

Continuaremos acompanhando de forma permanente a pauta da saúde pública do Estado do Rio de Janeiro.