Home > Notícias > Direito à Cidade > Niterói por nós – Venha ajudar a construir o programa e mudar a cidade

Niterói por nós – Venha ajudar a construir o programa e mudar a cidade

As eleições municipais de 2016 ocorrerão em um momento no qual a democracia brasileira tateia em um labirinto, tentando salvar-se. A cidade está mergulhada na crise democrática que assalta o país. O domínio da grana de megaempresários tomou conta do estado brasileiro. E com o governo municipal de Niterói não foi diferente. Os governos mudam para manter tudo como está.

Há algumas luzes no fim do túnel. A realização de uma democracia real, participativa; o horizonte da ampliação dos direitos sociais; a compreensão de que a luta ecológica é parte da saúde coletiva; que a cidade é espaço de fruição e de direitos e não de estresse, engarrafamento e violência e; que a educação deve ser ferramenta emancipatória e não de competição, segregação social e racial. A saída do labirinto depende da mobilização social, da organização daqueles e daquelas que vivem do seu trabalho retirando privilégios dos 1% mais ricos que nos dominam. Transformar os custos desses privilégios em direitos para as maiorias sociais. O primeiro passo é pensar em que caminho seguir. Construir um programa de ação.

O PSOL convida a cidade de Niterói a enfrentar esse desafio. A de construir uma candidatura para prefeito de Niterói baseada nesses princípios. Muito mais do que apresentar a pré-candidatura de Flavio Serafini para concorrer ao pleito, queremos apresentar um projeto coletivo, do tamanho do desafio que será enfrentar os podres poderes da cidade. Precisamos da mobilização cidadã, do envolvimento dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade.

No dia 28 de março, lançaremos o processo de construção de um programa para mudar Niterói. Nessa mesma data, em 1968, a ditadura civil-militar assassinou o estudante Edson Luis. Esta é uma homenagem a todos que lutaram e lutam pela democratização do país, mas também um chamado a renovar nossas esperanças e sonhos pela democracia real que ainda não alcançamos. Nossa atividade também se caracteriza como um ato político de apoio ao movimento dos profissionais da educação em greve e aos estudantes mobilizados.

“Niterói por nós” é um processo que desejamos ser mais amplo que o PSOL convidando os movimentos sociais, a cidadania crítica, setores da universidade para pensar como governar Niterói de forma diferente da que se perpetuou no poder nos últimos 25 anos. Um processo de debates temático e também espalhado pelas diferentes regiões da cidade. Um programa em movimento, uma reflexão mobilizadora, a construção de uma nova perspectiva, radicalmente diferente e viável.

Participe do lançamento dessa iniciativa, conheça a proposta desse novo caminho onde você é protagonista. Ajude a construir essa mudança. Vamos juntos!