Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > Diligência na Barragem de Santa Cruz

Diligência na Barragem de Santa Cruz

No dia (10) pela manhã e início da tarde o deputado estadual Flavio Serafini (PSOL/RJ)  foi à Zona Oeste do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Cruz, acompanhados pela Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e pescadores artesanais. Por lá, a AEDIN – Associação das Empresas do Distrito Industrial – construiu no ano passado uma barragem (chamada de “soleira submersa”), que impossibilita a pesca artesanal, reduziu o volume de pescados, coloca em risco pequenas embarcações – deixando inclusive barcos à deriva e/ou danificando-os – além de causar inundações em caso de chuva como acontecido recentemente.

No ano passado, o mandato Flavio Serafini esteve presente no local, acompanhou as mobilizações dos pescadores contra a barragem e entrou com uma representação no MP questionando a falta de estudos prévios de impacto pra construção da barragem.

A visita de hoje é resultado desta denúncia ao MP, que se transformou em Inquérito Civil e corre sob a responsabilidade do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente – GAEMA para apurar responsabilidades dos órgãos ambientais e da AEDIN (composta, principalmente, pela TKCSA, siderúrgica que funciona sem licença de operação).

Seguimos acompanhando a pauta e do lado dos pescadores artesanais!