Home > Notícias > Educação e Juventude > Um túnel no caminho de uma creche

Um túnel no caminho de uma creche

A Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Maria Luiza, que ficava no Preventório, foi removida pela chegada das obras do Túnel Charitas-Cafubá. A poeira, o barulho e o tráfego de maquinaria pesada impediram a permanência das crianças e profissionais da educação no local. A unidade municipal de educação infantil foi transferida para uma casa alugada pela Prefeitura de Niterói em São Francisco, na rua do Canal.

Essa mudança abrupta preocupou nosso mandato e resolvemos então fazer uma visita para conferir as condições prometidas para as crianças e professores. Como membro da comissão de Educação da Alerj, o deputado estadual Flavio Serafini (PSOL/RJ) esteve na creche na terça (dia 01/12). Conversou com representantes da Secretaria de Educação Municipal e com a direção da unidade.

A Prefeitura se comprometeu em assegurar o transporte diário das crianças do Preventório até São Francisco. O imóvel, por ser um local residencial, carece de adaptações, mas a estrutura oferecida às crianças e profissionais precisa ser melhorada.  A nossa apreensão maior foi com a falta de adaptação dos banheiros para receber crianças de 3 a 5 anos e, especialmente, a cozinha, estreita e pouco ventilada. Além disso, as escadas internas são de pisos lisos e escorregadios. Informamos à Secretaria Municipal de Educação sobre essas nossas observações e pedimos providências.

Seguiremos acompanhando também para que não haja redução do número de vagas ou aumento indevido do número de alunos por turmas . As creches bem estruturadas são muito importantes para as crianças e suas famílias. Não podemos aceitar que as vidas das crianças sejam secundarizadas!