Home > Notícias > Direito à Cidade > Plebiscito para dar voz à população no debate sobre a nova gestão das Barcas S/A

Plebiscito para dar voz à população no debate sobre a nova gestão das Barcas S/A

Nesta quarta-feira, dia 10/11, o deputado estadual Flavio Serafini (PSOL/RJ) protocolou um projeto de lei que determina a realização de plebiscito para consultar a população sobre o modelo de administração que o transporte aquaviário do estado do Rio de Janeiro deve adotar.

Esta iniciativa vem em resposta à falta de resolução em relação à continuidade de gestão por parte da Concessionária CCR Barcas, como ficou claro em diversos jornais do estado. A CCR declarou seguidos prejuízos e o desinteresse na continuidade da prestação do serviço de transporte aquaviário de passageiros, sob alegação de desequilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão estabelecido.

O Governo do Estado afirmou, porém, que a CCR Barcas continuará a cumprir o contrato de concessão para a prestação do serviço de transporte aquaviário de passageiros em âmbito estadual, ao menos enquanto não se chegar a um consenso sobre o que deverá ser feito em relação ao pedido da concessionária. Para análise deste pleito, uma comissão que envolve a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro e a AGETRANSP foi constituída

Nesse cenário, o parlamentar defende que a participação popular e dos diretamente impactados com a má qualidade deste transporte é de extrema importância, para definir os rumos do transporte aquaviário do estado. Vamos pressionar a Alerj para que o plebiscito seja aprovado e que a população opine sobre os rumos para um transporte tão fundamental à mobilidade dos moradores do estado do Rio de Janeiro.