Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > PL propõe uso de alimentos orgânicos em hospitais

PL propõe uso de alimentos orgânicos em hospitais

organicosO Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Há estudos, como os publicados recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Nacional de Câncer (Inca), que apresentam a relação entre estas substâncias e o aumento do número de pessoas com câncer, com intoxicação alimentar e até problemas respiratórios.

Pensando em uma maneira de reduzir o consumo dos agrotóxicos e reconhecendo o momento de debilidade de pessoas que estão sob cuidados em hospitais, o deputado estadual Flavio Serafini protocolou nesta semana um projeto de lei que obriga a inclusão de um percentual mínimo de 50% de produtos orgânicos na alimentação fornecida aos pacientes dos hospitais da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

Esta iniciativa também ajuda os produtores de orgânicos. Terão preferência aqueles organizados em associações e cooperativas; os enquadrados no conceito de agricultura familiar e demais produtores. “Entre outras coisas, o PL objetiva criar progressivamente uma cultura de substituição dos alimentos para aqueles mais saudáveis. O intuito é de que se promova o bem-estar e uma melhoria das condições gerais de recuperação dos pacientes”, explicou Flavio Serafini, na justificativa do projeto.