Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > Visita a Maricá

Visita a Maricá

VisitaamaricaNo dia 25/5, o deputado estadual Flavio Serafini foi à Colônia de Pescadores Zacarias, em Maricá, que sofre uma ameaça da construção de um resort em plena área de proteção ambiental. Durante a visita, promotores do Ministério Público estadual e federal, pesquisadores e militantes ouviram a população local.

A partir deste encontro, o Ministério Público do Estado recomendou a suspensão da licença prévia concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a comissão de direitos humanos está elaborando um relatório com dados recolhidos durante a diligência, que serão divulgados e encaminhados em breve. Entre as propostas, a comissão quer envolver órgãos e instituições que possam mediar o conflito e apoiar os moradores.

No encontro, os visitantes reconheceram que as 40 mil unidades planejadas do resort podem trazer sérios danos às comunidades bióticas dali; além disso, o impacto aos recursos hídricos da região, já que a cidade sofre com desabastecimento, também foi levantado; e o próprio modo de vida dos pescadores da Zacarias, que estão no lugar desde o século XVIII, e praticam a tradicional pesca de galho, foi levada em consideração para elaboração do relatório.

Para Flavio Serafini, é um caso típico de uma população tradicional resistindo e, assim, impedindo que a Restinga de Maricá vire um hotel de luxo com campo de golfe para poucos. Confira o vídeo em que o deputado fala sobre a comunidade em plenário da Alerj.