Home > Notícias > Mais Notícias > Lançamento do núcleo Dandara Palmares

Lançamento do núcleo Dandara Palmares

São Gonçalo ganha núcleo do PSOL que terá foco em direitos humanos e educação

dandara_vertUm dos itens do estatuto do PSOL é a criação de núcleos. Espaço importante de debate sobre a área de abrangência ou de temas que considerem importantes, além de construção do partido e debate da conjuntura nacional. O Núcleo Dandara Palmares reflete bem isso. Formado inicialmente por 12 pessoas, a organização teve seu lançamento na segunda-feira, dia 30, e contou com uma mesa formada pelo professor Tarcisio Motta, o deputado estadual Flavio Serafini, o educador social Mauricio Camillo e pela estudante da Instittuto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Ana Burische.

“Juntamos um grupo de pessoas que tinham a mesma afinidade política e tivesse horizontes em comum sobre as lutas e iniciativas no campo dos direitos humanos e educação”, refletiu Jorge Santana, um dos integrantes do Dandara. Para Serafini, a criação do Dandara já reflete a busca por uma alternativa de política que atenda às demandas do povo. “É muito importante para nós um espaço como este de debate, de discussão de política e de territorialização. Estaremos sempre abertos para atender às demandas do núcleo e contribuir com os debates destas duas temáticas tão importantes para todo o estado, e, com certeza, para São Gonçalo”.

O nome do Núcleo também não é por acaso. Dandara Palmares é o nome de uma importante guerreira do Quilombo de Palmares, e lutou ao lado de Zumbi pela libertação dos negros durante o período da escravidão. “O nome foi escolhido pelo simbolismo porque ele reflete a luta que queremos travar, informou Jorge.