Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > Dia mundial da água em plena crise hídrica

Dia mundial da água em plena crise hídrica

Mandato propõe soluções na Alerj para a crise

Neste próximo domingo, dia 22, será celebrado o Dia Mundial da Água. A data serve para lembrar a importância da preservação da água e os cuidados que devem ser tomados para que o cenário não fique ainda mais catastrófico do que estamos vendo hoje. Diversas iniciativas já foram tiradas em todo o país. Umas mais pontuais, outras mais emergenciais, além daquelas muito cínicas, como a culpabilização do usuário doméstico.

O mandato Flavio Serafini já propôs, em sua primeira iniciativa legislativa, um plano de urgência hídrica. O projeto, que está em fase de análise, regulamenta a prioridade do consumo humano e dessedentação animal em caso de escassez de recursos hídricos, indica a importância da apresentação de uma classificação trimestral da situação dos recursos hídricos disponíveis em âmbito estadual, além de outras coisas.

Além disso, o mandato apresentou um requerimento para a constituição de uma comissão especial da Baía de Guanabara. A criação desta comissão tem como objetivo identificar as causas da ineficiência do Plano de Despoluição da Baía de Guanabara e do mau aproveitamento dos resultados de pesquisa, que já identificaram as causas da contaminação e degradação ambiental do local. Além disso, a proposta da comissão é colaborar na construção de uma visão integrada das atividades ali realizadas, promovendo práticas de justiça socioambiental e a revalorização deste território vital para o Rio de Janeiro. Para a aprovação, foram colhidas nove assinaturas e o documento está na mesa diretora para a aprovação.