Home > Notícias > Justiça Socio Ambiental > Cachoeiras de Macacu em planejamento

Cachoeiras de Macacu em planejamento

Núcleo do Psol da cidade se reúne para fazer planejamento para a próxima eleição, além de discutir pautas importantes da cidade.

cachoeiras2

O Núcleo PSOL de Cachoeiras de Macacu realizou no domingo, dia 1º de março, seu 8º encontro com os moradores da região. Entre as pautas de discussão estavam a conjuntura política da cidade para a eleição de 2016, além da questão do transporte dos estudantes, que apresenta problemas desde o início do ano. O benefício é concedido desde 2009 para que os estudantes universitários possam cursar graduação em outros municípios como Friburgo, São Gonçalo e Niterói, mas, agora, encontra-se suspenso.

Diante de tal transtorno, moradores da cidade se mobilizaram no final do mês de fevereiro em um ato que resultou em uma conversa entre uma comissão de estudantes e a secretária de educação do município, Solange Marinho, que alegou dificuldades no orçamento municipal, por conta do aumento da demanda anualmente. Os estudantes junto ao núcleo de Cachoeiras de Macacu procuraram o mandato Flavio Serafini (PSOL/RJ) para buscar apoio. A assessoria do mandato fez contato com a Secretaria de Educação para coletar algumas informações a respeito do transporte, e foi informada sobre o recadastramento dos estudantes e sobre problemas orçamentários da prefeitura. “Estamos trabalhando em conjunto com os estudantes e não mediremos esforços para resolver esse problema”, informou o assessor Rodrigo Inácio, que está acompanhando o caso.

cachoeirasO núcleo e a assessoria parlamentar acordaram na reunião que vão investigar mais profundamente o orçamento da prefeitura e tentar levantar quais setores podem ser apontados para corte de recursos. Segundo o grupo de estudantes, todos aqueles que já foram atendidos pelo serviço, não podem ficar sem o benefício, uma vez que este é fundamental para a continuidade dos estudos. “O partido pretende continuar mobilizado para pressionar até que a melhor solução seja tomada, e para isso defende a revogação do decreto que determina e revisão dos critérios para o fornecimento do transporte universitário, entendendo que este deve atender os estudantes que mais precisam e que podem ter os seus sonhos de se formarem em uma universidade interrompido”, diz a nota do Núcleo do PSOL de Cachoeiras, publicada após a reunião.